segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O Teatro



O teatro, de forma como conhecemos hoje, é uma invenção grega. No século VI a.C, esses rituais foram levados para Atenas, inaugurando as Grandes Dionisíacas, festivais de coros que disputavam competições.

O principal gênero dos espetáculos teatrais era a tragédia. Sua narrativa estava centrada no conflito entre a vontade humana, representada pelos heróis; e a vontade divina, representada pelos deuses. Os dramaturgos gregos mais importantes foram Eurípedes(autor de Medeia), Ésquilo(autor de Prometeu acorrentado) e Sófocles(autor de Édipo rei).

A comédia surgiu depois da tragédia. Ela provoca o riso, ridicularizando os vícios da população, dos governantes, dos artistas e até mesmo dos deuses.O grande autor de comédias do século V a.C foi Aristófanes(autor de A assembléia das mulheres).

Com exceção dos escravos, todas as pessoas podiam assistir aos espetáculos, devendo pagar ingresso. As mulheres não atuavam nas peças.Os homens, ao apresentar papéis femininos, usavam máscaras.








Os mitos



Você já deve ter ouvido várias vezes a expressão MITO. Hoje em dia, essa palavra é empregada muitas vezes para designar histórias inventadas ou fantasiosas. Mas não era desse sentido que o termo mito tinha para os gregos antigos. Para eles, mito era uma narrativa transmitida por meio da palavra, de autoria desconhecida e aceita pela coletividade.

Os mitos gregos procuravam explicar a origem do universo, da natureza e dos deuses. Explicavam também a condição humana, seus sentimentos, sua conduta e o caráter inevitável da morte. Por tratarem de questões universais como amor, inveja, medo ou a morte, até hoje essas histórias nos fascinam e nos emocionam.

                       
THE BRIDGEMAN ART LIBRARY/KEYSTONE BRASIL – MUSEU KUNSTHISTORISCHES, VIENA
Pintura de Albrecht Dürer (1471-1528) representando Hércules e as aves do Lago Estínfalo. Museu Kunsthistorisches, Viena. O herói liquidou, com suas flechas envenenadas, as gigantescas aves de asas, cabeça e bico de ferro que bloqueavam a luz do Sol.
                                                       

Educação Ateniense

Em Atenas, os meninos e as meninas eram educados de maneiras diferentes. Os meninos das famílias mais ricas aprendiam a ler, a escrever, a recitar os poemas e a cantar ou tocar algum instrumento musical.

A partir dos 15 anos de idade, somente os garotos de condição abastada freqüentavam o ginásio, onde praticavam exercícios físicos e discutiam questões políticas e filosóficas. Depois dos 20 anos, o jovem tinha mais 2 anos de preparação militar, momento em que se tornava cidadão e estava preparado para atuar na vida pública.

Já com as meninas, a educação era um aprendizado para a vida doméstica. Para isso, elas aprendiam fiar, a tecer e a cozinhar, além de se preparar para a maternidade brincando com bonecas. Por volta dos 15 anos de idade, participavam de cerimônias religiosas que as tornavam aptas para o casamento.
                                          http://images.slideplayer.com.br/1/338483/slides/slide_18.jpg

Democracia Ateniense

                               
No início do século VI a.C, os conflitos entre os DEMOS e a aristocracia caminhavam para uma guerra civil. Para conter as tensões sociais, o magistrado Sólon foi escolhido pelos atenienses para reformar as leis da cidade. Entre as medidas tomadas por ele, destacavam-se o fim da escravidão por dívidas e a criação de um tribunal popular. Sólon também instituiu uma assembléia chamada Eclésia, da qual podiam participar todos os cidadãos atenienses maiores de 18 anos, e a Bulé, um conselho de 400 homens eleitos que preparavam as leis a serem votadas pela assembléia.
Somente com Clístenes, eleito magistrado em 509 a.C, o governo de Atenas passou de fato a ser exercito pelos DEMOS e a democracia foi implantada. A Bule passou de 400 a 500 homens, os quais não eram mais eleitos, e sim sorteados.

Mas em Atenas somente os homens adultos, filhos de pais atenienses, eram cidadãos e portanto,podiam votar nas assembléias e ser magistrados. Mulheres, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos.
            Resultado de imagem para fotos sobre a democracia ateniense